Carreira em pedagogia: conheça áreas de atuação e salário

Escolher a profissão é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Isso porque trata-se de um momento chave na vida de qualquer estudante e é preciso ter alguns cuidados importantes. Assim, se você tem interesse na carreira em pedagogia, o primeiro passo é descobrir o que esse profissional faz.

Afinal, conhecer a rotina de trabalho oferece uma noção mais clara sobre os pontos fortes e os benefícios deste caminho. Ademais, investigar a rotina do pedagogo pode ajudá-lo a entender se, de fato, você se encaixa no perfil dessa profissão.

Se deseja entender mais sobre o tema, continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre a pedagogia agora mesmo!

Afinal, o que é pedagogia e o que faz um pedagogo?

A pedagogia é a área do conhecimento que estuda e participa das metodologias de ensino e investiga a relação dos indivíduos com a educação de modo geral. Em outras palavras, o curso de pedagogia confere ao profissional elementos para atuar em diversas frentes da educação.

Nesse sentido, o pedagogo é o profissional que tem como principais atribuições conduzir os estudantes em sua jornada educacional, desenvolvendo métodos de ensino que priorizem o aprendizado. Sendo assim, é muito comum que os pedagogos façam parte do corpo docente, tanto no ambiente escolar quanto fora das salas de aula, atuando em atividades relacionadas à gestão educacional.

Como é a carreira em pedagogia?

A pedagogia é uma ciência que está e sempre estará em evidência na comunidade escolar. Dessa forma, existem excelentes perspectivas sobre a demanda por esse tipo de profissional, sobretudo em áreas relacionadas ao ensino infantil. Portanto, de modo geral, trata-se de uma carreira promissora.

O pedagogo pode atuar diretamente em dois campos tradicionais: na área de pesquisa e também lecionando. Vale lembrar que o setor está em desenvolvimento contínuo e, portanto, é preciso cada vez mais adaptar-se ao comportamento da sociedade, considerando aspectos importantes como o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas metodologias educacionais, principalmente aquelas que envolvem o aprendizado híbrido.

Por outro lado, existem diversas áreas em que o profissional de pedagogia pode atuar, sendo algumas delas ainda inexploradas. Logo, demanda a presença de profissionais qualificados, podendo ser também uma oportunidade para indivíduos que buscam por uma recolocação profissional.

Qual é o perfil do pedagogo?

Pronto. Agora você já sabe o que é pedagogia, o que faz um pedagogo e quais as principais características dessa profissão tão promissora. Agora chegou a hora de entender de fato qual é o perfil esperado para esse tipo de função. Isto é, as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas para construir uma carreira em pedagogia.

De modo geral, os atributos fundamentais para se tornar um profissional bem-sucedido com a pedagogia passam diretamente pela capacidade de transmitir conhecimento, bem como interagir com as pessoas. 

Afinal, faz parte de suas atribuições lidar com valores educacionais sólidos e participar ativamente nas metodologias de ensino e aprendizado. Portanto, é indispensável compreender as formas de pensamento de qualquer indivíduo, independente da sua idade.

Outro aspecto muito importante no perfil do pedagogo é gostar de aprender. Afinal, é essencial manter-se atualizado e em constante aperfeiçoamento em relação às metodologias de ensino existentes. Por fim, a comunicação trata-se de uma competência chave para qualquer pedagogo, tendo em vista que ele é responsável por atuar na formação do indivíduo enquanto cidadão, o que torna seu contato com o próximo contínuo.

Qual é o salário de um profissional de pedagogia?

Alguns fatores estão associados à instituição de salário do profissional formado em pedagogia. Entre eles, as funções ocupadas, o setor e o mercado são levados em consideração para determinar o valor dos rendimentos. Isso ocorre porque este profissional pode atuar em diferentes frentes, na área pública ou privada do ambiente escolar ou não.

Além disso, aspectos como a localização, região onde o pedagogo atua e nível de especialização também devem ser considerados para designar a remuneração. Afinal, existem diferentes alternativas para a atuação desse tipo de profissional.

Média Salarial

De acordo com informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e, segundo levantamento de salários do Ministério do Trabalho e Emprego (MET), entre 2018 e 2019, a média de vencimentos do profissional de pedagogia girava em torno de R$ 2.459,49, considerando uma carga horária semanal de 38 horas.

É válido destacar que os pedagogos que atuam na rede pública dando aulas para alunos do ensino regular têm o piso salarial definido com base no acordo nacional de professores, conforme determinado pelo governo. Já os profissionais da rede privada têm o salário estabelecido em função dos acordos coletivos e convenções sindicalistas.

Onde o profissional de pedagogia pode atuar?

Como já destacamos, o profissional de pedagogia pode atuar em diferentes setores da educação, seja no mercado público ou privado. As atividades podem variar desde atribuições diretamente relacionadas à educação até os setores de administração escolar. Sendo assim, além de lecionar, o pedagogo pode trabalhar em:

  • secretarias escolares;
  • coordenação de cursos;
  • educação especial;
  • psicopedagogia;
  • elaboração de material didático;
  • educação de jovens e adultos, entre outros.

Concluindo, a carreira em pedagogia é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam sentir-se realizados profissionalmente. Contudo, o salário não deve ser o único atrativo para sua tomada de decisão. Afinal, a educação é um setor em pleno crescimento. Por isso, demanda por profissionais qualificados, disponíveis e interessados em apresentar novas formas de tratar a educação no país.

No Instituto de Educação Márcia Cascão você conta com profissionais experientes e preparados para contribuir com sua capacitação e qualificação. Confira mais detalhes sobre o nosso curso de Pedagogia e dê o primeiro passo para transformar sua vida hoje ainda!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *